O Centro Comunitário de Darque da APPACDM de Viana do Castelo vai abrir portas durante este mês. Num investimento de cerca de 900 mil euros, permitirá a instalação dum Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e um Lar Residencial.
A abertura da nova unidade continuará a reestruturação que está em curso, no que toca a espaços e respostas da APPACDM. Assim o Centro Comunitário de Darque irá acolher o actual CAO João Barreto, situado na Avenida Afonso III, permitindo que este espaço venha a ser ocupado depois das necessárias obras de remodelação e ampliação apoiadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo mediante protocolo entre ambas as partes, pelos Serviços Técnicos, Administrativos e Serviços Centrais. Desta forma ficará ainda, liberto o edifício da Rua da Bandeira que, no futuro, passará a ser, um lar residencial.
Da mesma forma, o Lar Residencial, o Farol, em Carreço, será transferido para Darque. A APPACDM melhora assim, substancialmente a qualidade dos serviços que estava a prestar nos actuais espaços aumentando mesmo a capacidade de resposta a clientes seus utentes. O Lar residencial terá 14 camas – aumentando em seis o número total que agora, em toda a área residencial no distrito passa a ter a capacidade para 80 pessoas - enquanto o CAO terá agora capacidade para 30 utentes. As duas valências terão o acompanhamento de 25 técnicos.
O espaço está completamente equipado e tem para além das áreas funcionais (recepção, refeitório, copa, cozinha, economato e lavandaria), cinco salas para ateliês, um ginásio e uma sala Snoezelen (sala de estimulação sensorial).
Uma das características interessantes da nova unidade é o de estar inserido num bairro social, pelo que a envolvência em projectos com a comunidade será outra das acções a desenvolver, reforçando, assim, ainda mais, o papel da APPACDM como parceira da Junta de Freguesia, no projecto Dar Mais que Falar.
0 comentários:
Enviar um comentário