O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, marcou presença ontem, em Ourense, na celebração do Dia de Viana do Castelo na Xantar 2011. O autarca, que aproveitou a ocasião para defender o turismo da região, considerou as portagens como “uma referência negativa” na actividade turística por se tratar de um entrave à mobilidade da euro-região.
O autarca aproveitava assim a presença de diversos responsáveis galegos, nomeadamente da secretária geral do Turismo da Junta da Galiza, para lembrar que Viana do Castelo continua à espera de turistas, incentivando os galegos a visitarem Viana do Castelo que, este ano, é também Cidade do Vinho 2011 e Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
O discurso foi feito na Xantar - Salão Galego de Gastronomia e Turismo de Ourense, certame onde Viana do Castelo participa desde 2005. O Dia de Viana do Castelo incluiu a apresentação dos Vinhos das Terras de Geraz e uma prova onde marcou presença o Presidente da Associação Galega de Escanções, Luís Paadin, que apreciou e elogiou a qualidade dos vinhos da região.
Recorde-se que a participação de Viana do Castelo integrou um stand promocional e a presença do restaurante Augusto – Paradise, de Castelo do Neiva, convidado pela organização do certame.
A 12ª edição de Xantar, que no ano de 2010 recebeu mais de 20.000 visitantes, contou este ano com a presença de 19 restaurantes, transformando-se num grande centro de restauração, mas também com 137 expositores, entre os quais sete portugueses, concretamente Lisboa, Região do Vale do Tejo, Região do Douro, Horta (Açores), Viseu, Turismo Municipal de Aveiro e Município de Viana do Castelo.
Para além da promoção gastronómica, esta Feira é também ponto de encontro para a divulgação dos recursos turísticos das regiões presentes. O visitante fica a conhecer os atractivos naturais, arquitectónicos, históricos e também gastronómicos, dos distintos pontos geográficos de Espanha e Portugal, com especial destaque para o Noroeste a Península.
Este Salão, destinado tanto a profissionais como ao público em geral, tem como principal objectivo defender e promover a qualidade da gastronomia e posicioná-la como um dos produtos turísticos mais importantes. A gastronomia de cada região é acompanhada pela oferta turística e animação cultural.