Trabalhadores da APPACDM em greve contra atrasos no pagamento dos salários

Os trabalhadores da APPACDM de Viana do Castelo cumprem segunda-feira uma greve parcial contra os atrasos no pagamento dos salários e o “desrespeito” dos seus direitos, como categorias profissionais e horários laborais, anunciou hoje fonte sindical.


A direção da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental] garantiu, também hoje, que os vencimentos estão em dia e acrescentou que as questões das categorias profissionais e dos horários são da competência da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

Segundo Branco Viana, coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo, um dos objetivos do “protesto simbólico” que os trabalhadores da APPACDM marcaram para segunda-feira, e que decorrerá entre as 10:00 e as 13:00, é o “apuramento de responsabilidades” pelo atraso no pagamento dos salários de dezembro e janeiro.

“Houve atrasos em dezembro, a direção da APPACDM disse que no mês seguinte a situação não se repetiria, mas a verdade é que o salário de janeiro foi novamente pago com grande atraso. E isto não pode continuar assim”, criticou.

O sindicalista disse ainda que há trabalhadores “mal enquadrados nas suas funções, não estando na categoria em que deviam”, com as respetivas consequências salariais.

O presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Manuel Domingos, explicou que os atrasos no pagamento dos salários se devem, “não a má gestão, mas sim a adiamentos ou atrasos de transferências financeiras por parte do Estado”, concretamente do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Quanto às questões dos direitos dos trabalhadores, Manuel Domingos lembrou que a APPACDM está filiada na CNIS e, como tal, “está vinculada ao cumprimento do contrato coletivo de trabalho do setor, o que sempre fez”.

Mesmo assim, o dirigente garantiu que a APPACDM deliberou, através de “concurso interno”, promover um conjunto de profissionais, criando até uma categoria que não existia.

Disse ainda que as questões dos horários têm de ser resolvidas “em negociações a nível nacional”.

A APPACDM de Viana do Castelo tem 420 trabalhadores, gastando por mês 210 mil euros em salários.

É a quinta maior empregadora do distrito, atrás da Câmara de Viana do Castelo, dos Estaleiros Navais, do hospital e a Enercon.

Câmara Municipal avança com remodelação da Rua dos Poveiros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a proceder a obras de remodelação e requalificação da Rua dos Poveiros, em Monserrate. A empreitada, com um prazo de execução de aproximadamente quatro meses, irá proporcionar melhores condições nesta via da freguesia de Monserrate.
A intervenção, orçada em cerca de trezentos mil euros, prevê a remodelação de toda a rede de infra-estruturas de abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, rede de gás, iluminação pública e comunicações.

A Rua dos Poveiros está situada na zona da ribeira de Viana do Castelo, integrando a área adjacente ao Campo d’Agonia. Neste espaço, e no âmbito da alteração do Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d’Agonia aprovada na última reunião de executivo, estão previstas acções de disciplina do ordenamento desta área.
De destaque é a relocalização das instalações que vão acolher o Clube de Vela; a alteração do regulamento das construções previstas para a envolvente do Campo d’Agonia e, nomeadamente, o quarteirão fronteiro à Escola Secundária de Monserrate; e ainda ajustes nos traçados da rede viária e ciclovia previstas e a manutenção do Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo, cuja demolição se encontrava prevista.

Viana do Castelo assinala Ano Europeu do Voluntariado

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar, em 2011, o Ano Europeu do Voluntariado com um conjunto de iniciativas organizadas em parceria com associações e instituições de solidariedade social de Viana do Castelo. A sessão de abertura está agendada para a próxima sexta-feira (25 de Fevereiro), pelas 14h30, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.
O programa integra, para além da Sessão de Abertura do “Ano Europeu das Actividade de Voluntariado que promovam uma Cidadania Activa” em Viana do Castelo que contará com a presença de Maria José Guerreiro, Vereadora da Educação, Turismo e Cultura, testemunhos de exemplos de boas práticas como são a Associação Juvenil de Deão e a Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste.

De destaque é também a actividade “Venha Conhecer-nos” que, através de uma visita guiada, visa divulgar as entidades promotoras de voluntariado, abrindo as suas portas à comunidade. Estas visitas, que já se encontram agendadas, requerem uma inscrição prévia junto do Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo.
De sublinhar que o Município está a assinalar o Ano Europeu enquanto entidade enquadradora do Banco Local de Voluntariado com o objectivo de fortalecer as sinergias da sociedade civil para uma cidadania activa, sensibilizar a comunidade para o voluntariado e divulgar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste âmbito.
Em todo o mundo, milhões de pessoas estão directa ou indirectamente envolvidas em programas, projectos e acções, cuja realização exige algum tipo de trabalho voluntário. Da recolha de alimentos e roupas usadas a acções mais consistentes no campo da saúde, educação, alimentação, combate à violência, etc., a solidariedade parece ganhar terreno e um número crescente de adeptos que, desinteressadamente, se propõem dedicar ao próximo algumas horas do seu tempo e enfrentar situações de sofrimento cada vez mais gritantes.
Em Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da U.E., declarou oficialmente 2011, Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa com o objectivo de incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais e criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.

Câmara de Caminha solicita suspensão da implementação de portagens na A28


O executivo caminhense está contra a introdução das portagens na A28, troço Viana do Castelo – Caminha, a partir do próximo dia 15 de Abril e vai tomar posições. Isso mesmo foi dito pelo vice–presidente Flamiano Martins, que assegurou que o Município vai promover uma série de iniciativas para sensibilizar o Governo.


“Vamos elaborar uma petição a solicitar a suspensão e revisão da implementação das portagens na A28 entre Caminha e Viana do Castelo e solicitar reuniões com a tutela e com as bancadas parlamentares”, comunicou o vice-presidente na reunião de Câmara. Flamiano Martins relembrou que a Câmara tem alertado para as consequências da implementação das portagens na A28 e de pouco adiantou. “Foram muitas as vozes de protesto e os alertas para as dificuldades que esta medida traria para a região norte”, argumentou.
O vice-presidente da Câmara foi peremptório ao afirmar que a cobrança de portagens é prejudicial para todos, nomeadamente para o Município de Caminha. “Estamos profundamente preocupados. Esta é, por ventura, a pior medida com que a nossa região se vê confrontada. Afecta o turismo, diminui a atracção de investimentos e a criação de emprego, diminui a competitividade das nossas empresas, promove a desigualdade territorial e o desemprego”, disse.
Flamiano Martins considerou que a introdução das portagens prejudica o Turismo, pois faz com que o número de pessoas que visitam o concelho de Caminha a região Norte diminua. Prejudica também os estudantes do concelho que vão estudar para os grandes centros urbanos e os trabalhadores por conta própria que vêem as despesas em transportes aumentadas. E, mais grave ainda vai prejudicar as empresas cujos funcionários, cargas e mercadorias se deslocam com regularidade por estas vias.
O vice-presidente do Município referiu também que “o Alto Minho continua num nível abaixo da média do resto do país, temos um baixo desenvolvimento económico, uma taxa de desemprego crescente e estamos condenados ao pagamento de portagens em todas as principais vias de acesso”. A implementação de portagens no troço entre Viana do Castelo e Caminha vai “agravar ainda mais a situação”.
Razão pela qual o executivo caminhense diz não compreender, nem aceitar esta medida. “Por um lado, o Estado e o Município investem milhões de euros na requalificação das frentes ribeirinhas, através do projecto Polis Litoral Norte, mas por outro vai cobrar dinheiro para circular na auto-estrada, empurrando assim os camiões novamente para as estradas nacionais, para junto dos paredões, das ecovias e dos espaços verdes”, afirmou o vice-presidente da Câmara.
“Mais uma vez, o Município sai prejudicado. Sempre defendemos o acesso da A28 entre Vilar de Mouros e Argela para potenciar a criação de um pólo industrial no interior do Concelho, de resto, já previsto em PDM e com parte do financiamento garantido. Ainda não está em funcionamento e já sofre este duro revés: a obrigatoriedade de pagamento de portagens na entrada e saída do Parque. Mais uma vez, não é justo. Não é coerente. É o Concelho de Caminha que sai gravemente prejudicado” mencionou Flamiano Martins.


Seis feridos em acidentes nas estradas minhotas

Três feridos, um deles com gravidade, foi o resultado de uma colisão entre duas viaturas, ocorrida ontem à tarde, em Valença.
O choque aconteceu pelas 13.05 horas, no Lugar de Barroso, na freguesia de Ganfei.
O ferido grave é um homem com 60 anos e os dois feridos ligeiros são duas senhoras com cerca de 40 anos.
Todas as vítimas foram transportadas para o Centro Hospitalar do Alto Minho, em Viana do Castelo.
No local do acidente estiveram quatro elementos dos Bombeiros Voluntários de Valença, apoiados por duas ambulâncias, a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Valença e um helicóptero do INEM.


Pela hora de almoço, outro acidente, na freguesia de S. Martinho de Candoso, concelho de Guimarães, provocou dois feridos.
A colisão, envolvendo dois veículos ligeiros, ocorreu pelas 12h26.
As vítimas - ambas mulheres - foram socorridas pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Um despiste de moto causou ontem ferimentos no condutor, em Gême, concelho de Vila Verde.


De acordo com o que foi possível apurar, o condutor aparentava estar sob efeito de álcool, mas só foi submetido ao despiste de alcoolemia no hospital, desconhecendo-se os valores.
O acidente aconteceu pelas 17h24, hora a que foram alertados os Bombeiros Voluntários de Vila Verde que socorreram a vítima e a transportaram ao Hospital de Braga.
A GNR de Vila Verde registou o acidente.

Viana do Castelo promoveu cultura, gastronomia e turismo no Casino da Figueira

“Viana é amor”, a acção de promoção de Viana do Castelo no Casino da Figueira da Foz, terminou com chave de ouro com o espectáculo da fadista Kátia Guerreiro. A iniciativa, que visou promover as potencialidades do artesanato, ourivesaria, gastronomia e vinhos de Viana do Castelo, levou à Figueira da Foz os principais elementos vianenses, nomeadamente artesãos, ourivesarias, restaurantes e os produtores dos vinhos das Terras de Geraz.

A iniciativa “viana é Amor” terminou com Kátia Guerreiro e o espectáculo “Viana fica no Coração”, tendo sido o culminar da promoção de Viana do Castelo na Figueira da Foz com manifestações variadas da cultura vianense, desde a gastronomia à etnografia, passando pela ourivesaria, pela música e pelo artesanato contemporâneo, incluindo a apresentação nacional da nova marca de Viana com este espectáculo da fadista.
O programa integrou arruadas, provas de vinhos comentadas das Terras de Geraz com a presença de enólogos da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e dos produtores, seguida de degustação de produtos de gastronomia de quatro restaurantes do concelho. Paralelamente, esteve patente no Casino a exposição “Viana é Amor” alusiva a Viana do Castelo, que incluiu mostra de artesanato tradicional e contemporâneo, de trajes tradicionais de Viana do Castelo, a exposição “O Vinho e a Vinha” e também das artes e tradições do sargaço.
Corações em prata dourada do Museu do Ouro, corações em ouro, tradicionais e contemporâneos, de várias ourivesarias de Viana do Castelo e a exposição de “Jóias em Braille” completaram a presença de Viana do Castelo em Figueira da Foz.
Esta promoção surge depois da presença na Xantar –Feira Gastronómica de Ourense e, entre os dias 23 e 27 de Fevereiro, Viana do Castelo participa também, com um pequeno stand, na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde o Porto e Norte de Portugal se assume como destino turístico de excelência para 2011.
Com estas participações, a Autarquia pretende projectar Viana do Castelo, a sua cultura e a sua gastronomia e vinhos em três áreas distintas: Galiza, Região Centro e Grande Lisboa.

Viana do Castelo na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre a partir de amanhã na FIL, em Lisboa e até ao próximo domingo. A presença de Viana do Castelo inclui um stand da Câmara Municipal na iniciativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, destino convidado da BTL 2011, e irá permitir apresentar as potencialidades turísticas de Viana do Castelo.

Esta presença tem como objectivo promover a qualidade do ambiente natural (a montanha, o rio e o mar), ao ambiente rural, ao turismo activo e desportivo, ao turismo monumental e religioso, ao turismo cultural, com especial destaque para a  gastronomia e vinhos. A convite da Câmara Municipal estarão presentes alguns empresários e profissionais da restauração e hotelaria do concelho, que irão divulgar e promover os seus produtos e serviços, bem como realizar reuniões de trabalho com profissionais do sector turístico.
Recorde-se que a intenção da Câmara Municipal, que em 2011 acumula os títulos de Cidade do Vinho e Capital da Cultura do Eixo Atlântico é promover as suas potencialidades turísticas pelo que, em Fevereiro, passou já pela Xantar – Feira Gastronómica de Ourense e pelo Casino da Figueira da Foz.

Futsal: V Campeonato Europeu de Padres

Decorreu a abertura do V Campeonato Europeu de Padres em Futsal, na cidade de Kielce, Polónia, com Celebração da Eucaristia, na Catedral da mesma cidade. A eucaristia foi presidida pelo Bispo Casimiro e concelebraram os padres das 11 selecções presentes no campeonato.
Hoje, terça feira, decorrem os jogos da fase de grupos.



Portugal, finalista vencido no último campeonato, é cabeça de série do grupo B, que integra as selecções da Croácia, Áustria, Eslovénia, Hungria e a estreante Bielorrussia. Portugal entra em campo, pelas 15h00, para defrontar a Áustria.
A equipa Nacional é constituída pelos seguintes elementos: Pe Nelson - guarda-redes - Vila Real; Pe Cláudio - lateral - Viana do Castelo; Pe Cunha - lateral - Viana do Castelo; Pe Rodrigo - extremo – Braga; Pe Gil - lateral – Braga; Pe Areias - lateral – Vila Real; Pe Hermínio - extremo – Porto; Pe Rubens - extremo - Vila Real; Pe Ricardo - estremo - Vila Real; Pe Amadeu - lateral – Lamego; Pe Ivo - lateral - Vila Real; Pe Custódio - guarda-redes - Viana do Castelo; e Pe Manuel Fernando - extremo - Porto (responsável). O treinador é José Vasconcelos e o massagista, João Oliveira.

Março em Esposende com sabores do mar

O município de Esposende dedica o próximo mês à promoção da gastronomia local com a realização da 12.ª edição do evento “Março com Sabores do Mar”, que promete inovação na confecção de diversas iguarias, com destaque para os peixes e mariscos. Ao longo da iniciativa, para além de poderem desfrutar de diversificados pratos nos cerca de 30 restaurantes aderentes, os interessados têm ainda a oportunidade de participar em concursos gastronómicos, de cozinha, passando por um festival de folclore.


Fonte - http://www.diariodominho.pt/conteudo/42246/%20Mar%C3%A7o%20em%20Esposende%20%20com%20sabores%20do%20mar