Alunos protestam em Barroselas

As péssimas condições da Escola Básica e Secundária de Barroselas, em Viana do Castelo, levaram a que os alunos boicotassem as aulas, ontem de manhã, depois de no dia anterior várias partes do estabelecimento de ensino ficaram inundadas devido à chuva que se fez sentir.


"Já não temos ginástica há vários dias e, ontem, quando íamos comer chovia dentro da cantina", disse João Araújo, aluno do 9º ano. "Se estivéssemos cá fora acho que era a mesma coisa", referiu por seu turno, Rúben Faria. "Lá dentro só mesmo de guarda chuva",  revelou ainda. O ginásio, a cantina, a sala de associação de estudantes foram partes da escola que "meteram água".
"Foi a terceira vez este ano", disse, Marlene Costa, presidente da Associação de Estudantes, mas esta foi a pior de todas. Cansados da situação, os alunos começaram a espalhar via SMS e pelo Facebook, a ideia de uma manifestação, que acabaria por ocorrer, ontem de manhã, inviabilizando as aulas. No entanto, a directora da escola "já tinha decretado que não teríamos aulas de tarde por não haver condições de servir o almoço", disse ainda a aluna.
O presidente da Associação de Pais, mostrou-se preocupado com a situação que impede o normal funcionamento das aulas. "Os exames nacionais vão chegar e ninguém vai ter isto em conta com este alunos", disse, garantindo que a hipótese de outros protestos mais duros "poderem vir a acontecer", caso nada seja feito.
A directora da escola, Rosa Cruz, garantiu que logo que assumiu o cargo, em 2007, alertou a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para a situação "tendo mesmo sido enviado um documento acompanhado de fotografias. Em Outubro do ano passado foi enviada nova missiva, tendo a DREN referido que era final de ano lectivo e que não existia disponibilidade financeira. "Temos a garantia que as obras se irão realizar, não temos é indicação de quando elas se iniciarão".