A costa portuguesa continua hoje sob alerta laranja da Autoridade Nacional de Protecção Civil (NPC), devido à previsão do Instituto de Meteorologia (OM) de ondas que poderão atingir dez metros de altura. O alerta da ANPC, válido até às 17h00 de hoje, foi emitido na quinta-feira, depois de o IM ter colocado a costa portuguesa sob aviso vermelho, o mais grave da sua escala.
Além da agitação marítima, a Protecção Civil ativou o alerta laranja nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo devido a vento forte, precipitação e queda de neve.
Por outro lado, a ANPC decidiu prolongar ate às 20h00 de hoje o alerta amarelo nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu também devido a vento forte, precipitação e queda de neve.
Face ao estado do mar, a Marinha Portuguesa recomendou cuidados redobrados a quem tem atividades no mar e apelou para que as pessoas em terra mantenham uma "distância de segurança da costa".
"O espetáculo deste fenómeno de rebentação das ondas é bonito, mas as pessoas devem manter-se afastadas e não se colocarem em situações de risco", sublinhou à Lusa, na quarta-feira, o porta-voz da Marinha, comandante Alexandre Santos Fernandes.
Segundo informação disponibilizada cerca das 07h30 de hoje no "site" da Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, São Martinho do Porto e Peniche.
As barras de Leixões e da Figueira da Foz estão condicionadas, encontrando-se encerradas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros. As restantes dez barras de Portugal continental estão abertas a toda a navegação, bem como as dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Devido à queda de neve, e segundo informação da ANPC, estão hoje encerradas ou condicionadas várias estradas nos concelhos de Bragança, Guarda e Viseu.
Para hoje, o IM prevê ondas de noroeste com sete a dez metros, diminuindo gradualmente para quatro a cinco metros, na costa ocidental. Nos Açores, as ondas serão de oeste com sete metros e na Madeira de noroeste com cinco a seis metros.
O IM antecipa também períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, diminuindo de frequência e intensidade a partir da manhã.
Há condições favoráveis à ocorrência de trovoadas até ao final da manhã, bem como de queda de neve acima dos 600/800 metros, subindo a cota para 1000/1200 metros ao longo do dia.
O vento será moderado (20 a 35 km/h) de noroeste, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h no litoral, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da tarde. Nas terras altas, o vento será forte a muito forte (50 a 70 km/h) de noroeste com rajadas da ordem dos 100 km/h, diminuindo de intensidade a partir do final da tarde.
AS temperaturas máximas previstas para hoje são de 15 graus Celsius no Porto, 16º em Lisboa e 17º em Faro, 18º em Ponta Delgada e 22º no Funchal.