A28 cortada no sentido Porto-Viana

A28 foi cortada no sentido Porto/Viana do Castelo, em Antas, concelho de Esposende, devido a um choque em cadeia, que envolveu seis viaturas.

Ao que apuramos deste acidente terão resultado 3 feridos.

O sinistro ocorreu por volta das 18h43.

Para o local deslocaram-se bombeiros de Fão e Esposende, num total de 12 homens, apoiados por 3 viaturas.

Câmara reconstrói paredão de Moledo destruído pelas marés vivas

A Câmara de Caminha já está a reconstruir o paredão da praia de Moledo, parcialmente destruído pelas marés vivas dos últimos dias, informou hoje fonte municipal.
Segundo o vereador da Protecção Civil, Flamiano Martins, as ondas derrubaram cerca de 30 metros do guarda-corpos (parte superior) do paredão.
As marés também "engoliram" mais de metade de uma duna primária na mesma praia, ameaçando um moinho e as casas ali existentes.
Fonte - http://aeiou.expresso.pt/caminha-camara-reconstroi-paredao-de-moledo-destruido-pelas-mares-vivas=f632996

Marinha encerra oito barras no Norte do país

A Marinha Portuguesa mantém oito barras encerradas a toda a navegação na costa Norte de Portugal. A barra da Figueira da Foz está condicionada a embarcações com tamanho inferior a 11 metros.

As condições do estado do mar levam às autoridades marítimas a manter as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro e São Martinho do Porto "encerradas a toda a navegação".
 
A barra da Figueira da Foz está condicionada a embarcações com tamanho inferior a 11 metros. O único porto que está aberto entre Aveiro e Caminha é o de Leixões.

Comemorações dos 850 anos do 1º Santo Português

Valença celebra o seu Feriado Municipal, no próximo 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, valenciano e primeiro santo português, com um amplo programa de comemorações protocolares, religiosas, culturais e populares, promovidas pela Câmara Municipal e diversas entidades locais. As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 10h00, em homenagem ao santo.
Os actos continuam na galeria da Loja de Turismo onde será inaugurada a exposição “São Teotónio – Cónego Regrante”.
Segue-se uma sessão solene, no auditório dos Paços do Concelho, antecedida pela Parada dos Bombeiros de Valença. Destaque para a conferência do escritor e jornalista Francisco José Viegas que decorrerá no âmbito da sessão solene.
Durante a tarde decorrerão os festejos populares e religiosos na freguesia de Ganfei.
Com estas actividades iniciam-se as comemorações dos 850 anos do falecimento de São Teotónio que durante este ano e o início de 2012 pretende reviver e projectar a imagem do valenciano primeiro santo português. A Câmara Municipal em parceria com a Confraria de São Teotónio, as dioceses de Tui/Vigo, Viana do Castelo, Coimbra, Viseu e Beja, entre mnuitas outras entidades estão a preparar um amplo programa de actividades.

Exposição “São Teotónio – Cónego Regrante”
18 de Fevereiro a 18 de Março
Loja de Turismo de Valença
Paiol de Marte – Praça-Forte de Valença
Tlf. 251 823 329
Horário: 9h às 12h30 e 14hàs 17h30 (segunda-feira a sábado)
Estará aberto esta sexta-feira, sábado e domingo por motivo do Feriado Municipal e Fim de Semana Gastronómico.

São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protector da Nacionalidade
Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o “Homem de Deus” que deu força espiritual à fundação do país.
Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162.
São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Alto Minho: Comunidade Intermunicipal vai ajudar na "construção" de melhor floresta

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) vai assumir um conjunto de responsabilidades na gestão da floresta da região, através de um contrato com o Governo que será assinado até finais de maio, foi hoje anunciado.

"Estamos disponíveis para a dar a cara, politicamente, numa área tão importante para a economia nacional como é a floresta e para executar um conjunto de intervenções que sejam consideradas importantes, desde que haja garantias de financiamento", disse o presidente da CIM.
Segundo Rui Solheiro, o objetivo da CIM é contribuir para "uma melhor floresta" no Alto Minho, com intervenções concretas que serão definidas até finais de maio, num grupo de trabalho que integra representantes daquela Comunidade Intermunicipal, da Autoridade Florestal Nacional e da Secretaria de Estado das Florestas.

Mau tempo: Portugal continua em alerta devido a agitação marítima, chuva e vento

A costa portuguesa continua hoje sob alerta laranja da Autoridade Nacional de Protecção Civil (NPC), devido à previsão do Instituto de Meteorologia (OM) de ondas que poderão atingir dez metros de altura. O alerta da ANPC, válido até às 17h00 de hoje, foi emitido na quinta-feira, depois de o IM ter colocado a costa portuguesa sob aviso vermelho, o mais grave da sua escala.

Além da agitação marítima, a Protecção Civil ativou o alerta laranja nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo devido a vento forte, precipitação e queda de neve.
Por outro lado, a ANPC decidiu prolongar ate às 20h00 de hoje o alerta amarelo nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu também devido a vento forte, precipitação e queda de neve.
Face ao estado do mar, a Marinha Portuguesa recomendou cuidados redobrados a quem tem atividades no mar e apelou para que as pessoas em terra mantenham uma "distância de segurança da costa".
"O espetáculo deste fenómeno de rebentação das ondas é bonito, mas as pessoas devem manter-se afastadas e não se colocarem em situações de risco", sublinhou à Lusa, na quarta-feira, o porta-voz da Marinha, comandante Alexandre Santos Fernandes.
Segundo informação disponibilizada cerca das 07h30 de hoje no "site" da Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, São Martinho do Porto e Peniche.
As barras de Leixões e da Figueira da Foz estão condicionadas, encontrando-se encerradas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros. As restantes dez barras de Portugal continental estão abertas a toda a navegação, bem como as dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Devido à queda de neve, e segundo informação da ANPC, estão hoje encerradas ou condicionadas várias estradas nos concelhos de Bragança, Guarda e Viseu.
Para hoje, o IM prevê ondas de noroeste com sete a dez metros, diminuindo gradualmente para quatro a cinco metros, na costa ocidental. Nos Açores, as ondas serão de oeste com sete metros e na Madeira de noroeste com cinco a seis metros.
O IM antecipa também períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, diminuindo de frequência e intensidade a partir da manhã.
Há condições favoráveis à ocorrência de trovoadas até ao final da manhã, bem como de queda de neve acima dos 600/800 metros, subindo a cota para 1000/1200 metros ao longo do dia.
O vento será moderado (20 a 35 km/h) de noroeste, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h no litoral, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da tarde. Nas terras altas, o vento será forte a muito forte (50 a 70 km/h) de noroeste com rajadas da ordem dos 100 km/h, diminuindo de intensidade a partir do final da tarde.
AS temperaturas máximas previstas para hoje são de 15 graus Celsius no Porto, 16º em Lisboa e 17º em Faro, 18º em Ponta Delgada e 22º no Funchal.

IPVC apresenta "Ambientes (Re)activos para um Idadismo Saudável" ao Action for Age

Design de Ambientes submete um total de seis candidaturas ao projecto nacional.

Partindo da problemática social da intergeracionalidade, a Licenciatura em Design de Ambientes (DAmb) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] constituiu uma equipa de trabalho para concorrer ao concurso nacional Action for Age.
Após um período de análise de propostas e respectivos conceitos de cultura projectual, num total de treze casos, o curso submeteu seis candidaturas à organização do projecto nacional “Action For Age”.

Os seis projectos, resultantes do trabalho de quatro grupos de alunos do 3º ano e de dois grupos de alunos do 2º ano, corporizam um tema comum em torno do conceito “Ambientes (Re)Activos para um Idadismo Saudável”, já que a “intergeracionalidade é um dever de cidadania activa, de crescente valor social e de cultura perante a norma dos direitos humanos” comentam a propósito da opção temática os professores responsáveis pela coordenação e orientação dos projectos na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, Ana Curralo, Branco Cavaleiro, Cruz Lopes e Manuel Gulias.

“A nossa missão formativa e de cultura de aprendizagem encerrou-se agora, espera-se, sobre a competente avaliação de resultados destas propostas/projectos que se conjugam neste espírito sugestivo em título” acrescentam ainda os Docentes aludindo ao tema submetido à segunda edição do concurso nacional Action For Age, promovido pela ExperimentaDesign.

Nestes últimos meses, aquela equipa de trabalho submeteu aos alunos do 2º e 3º anos este desafio projectual, em formato de concurso de ideias e como actividade de índole prática e formativa nas unidades curriculares de Projecto de Ambientes I/Oficinas, de Estudos de Caso em Design e de Políticas e Instrumentos de Gestão Territorial, respectivamente, e também de orientação e actividade tutorial de docente de Desenho.

A primeira fase da actividade foi cumprida com a organização dos respectivos grupos de trabalho e posterior submissão de um questionário específico do curso DAmb aos centros/unidades de acolhimento e apoio aos Idosos na área da Cidade e freguesias periféricas de Viana do Castelo, pelos respectivos grupos de alunos (em inícios de Novembro), seguido de respectivo tratamento e avaliação de dados para a primeira fase de pesquisa e conceptualização de ideias e de proposta-chave (em Dezembro passado). 

Fonte - 
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=102922&Itemid=336

Bombeiros Municipais isolam zona de habitação devoluta perigosa no centro histórico da cidade

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo isolaram a zona circundante de uma habitação devoluta no centro histórico da cidade, por considerarem que o prédio antigo pode constituir perigo para quem passa.
Os Bombeiros optaram por isolar a zona da fachada para estudarem a situação. Com o mau tempo dos últimos dias o perigo aumenta e, por isso, a situação está a ser estudada. A habitação localiza-se na Rua dos Caleiros, junto à Capela da Malheiras.
Fonte - http://radiogeice.com/geicefm/index.php?option=com_content&view=article&id=2179:viana-bombeiros-municipais-isolam-zona-de-habitacao-devoluta-perigosa-no-centro-historico-da-cidade-&catid=35:informacao-regional&Itemid=70