A primeira acção de sensibilização do projecto-piloto “Lugar Seguro” arranca no próximo sábado, pelas 14h30, nas freguesias de Portela Susã e no lugar de Agros, Santa Leocádia de Geraz do Lima. O projecto, dinamizado pela Comissão Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Viana do Castelo, implica a sensibilização da população rural para a responsabilização do património florestal e a adopção de medidas de defesa contra incêndios.
Trata-se, assim, de uma primeira apresentação do programa seguida de demonstração de campo com uma equipa de sapadores exemplificando a importância de uma faixa de gestão de combustível próximo das habitações e do acto de queima dos sobrantes da própria limpeza.
Estas acções integram o programa “Lugar Seguro”, que integra o Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios e que tem como objectivos a sensibilização da população rural para a importância da responsabilização comum pelo património florestal e edificado e para a adopção pela comunidade de medidas de auto-defesa contra os incêndios florestais, abordando, entre outras, temáticas como o correcto uso do fogo, a importância da criação de faixas de protecção às edificações e a vigilância aos espaços florestais.
Recorde-se que, no actual cenário em que os incêndios florestais assumem proporções e intensidade cada vez maiores, colocando em risco pessoas e bens, torna-se premente envolver e dinamizar as populações, as instituições e os actores locais no esforço de auto-protecção das comunidades e das infra-estruturas na interface urbano-florestal.
Viana do Castelo, 09 de Março de 2011 Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo
0 comentários:
Enviar um comentário