Melgaço mostra potencial na feira internacional de turismo de Lisboa

O Município de Melgaço volta a marcar presença na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL) onde hoje se dá a conhecer como um destino turístico de excelência, rico em ofertas diversificadas.



Para além da promoção do território, nas vertentes de turismo natureza, cultural e paisagístico, de saúde e bem estar, a aposta promocional deste ano recai na gastronomia e vinhos locais, bem como com eventos com eles relacionados, como é o caso da Festa do Alvarinho e do Fumeiro a decorrer entre os dias 29 de Abril e 1 de Maio ou a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência”, promovida conjuntamente pela ADRIMINHO e pelos cinco municípios do Vale do Minho.


Viana do Castelo apresentou Filme Promocional 3D na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, que está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) até domingo na FIL com um stand na iniciativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, apresentou ontem o seu filme promocional em 3D. O filme promocional foi também apresentado ao Primeiro-Ministro, presente para a abertura oficial da BTL 2011.


Com o objectivo de apresentar as potencialidades turísticas de Viana do Castelo, este filme foi elaborado pela empresa Hypercube e apresenta imagens tridimensionais de Viana do Castelo num filme inédito apresentado ontem na abertura da BTL. Na cerimónia esteve também o Primeiro-Ministro que visionou o filme juntamente com a Vereadora da Cultura de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.



João Malheiro no museu do pão

João Malheiro vai estar este sábado, em Seia, na habitual tertúlia cultural do Museu do Pão, pelas 22 horas.

Desporto, jornalismo, comunicação social e o estado do país são apenas alguns dos temas que o convidado vai abordar.

Será ainda desafiado a partilhar um pouco da sua história e do seu percurso profissional, desde a passagem pela rádio, pelos jornais, pela Escola de Futebol Eusébio e pela direção do Clube Portugal – uma entidade que representa os antigos internacionais do futebol português.

João Malheiro nasceu em Viana do Castelo, trabalhou no jornal O Jogo, RTP, Rádio Clube do Porto, Rádio Comercial e TSF, entre outros órgãos.

Remodelação da Rua dos Poveiros orçada em 300 mil euros, obra concluída no Verão

Já começaram as obras de remodelação e requalificação da Rua dos Poveiros, em Monserrate, Viana do Castelo.

A empreitada está orçada em 300 mil euros e vai demorar cerca de 4 meses a estar concluída. A Câmara diz que as obras vão criar “melhores condições nesta via da freguesia de Monserrate”.



Está prevista a remodelação de toda a rede de infra-estruturas de abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, rede de gás, iluminação pública e comunicações. José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, explica que esta obra é prioritária mas que estão previstas mais requalificações na zona de Monserrate. A Rua dos Poveiros está situada na zona da ribeira de Viana do Castelo, integrando a área adjacente ao Campo d’Agonia. No âmbito da alteração do Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d’Agonia aprovada na última reunião de executivo, estão previstas acções de disciplina do ordenamento neste espaço.

Rotary Clube de Viana entrega património recuperado do antigo navio-hospital

Numa altura em que se comemoram os 13 anos do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, o Rotary Clube vianense reservou uma surpresa.

Para o final de Março agendou uma palestra no decorrer da qual vai ser entregue algum do património recuperado do navio, entre o qual se encontram cartas de marear e livros de auxilio à navegação.


União de Sindicatos de Viana diz que declarações da direcção da APPACDM são “desesperantes”

A União dos Sindicatos de Viana diz que as declarações da direcção da APPACDM são “desesperantes” e afirma que uma direcção não deve nunca interferir numa greve dos trabalhadores.

Branco Viana, coordenador da União dos Sindicatos de Viana, referia-se às declarações de Manuel Domingos, dirigente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana.

Esta quarta-feira, Manuel Domingos afirmou que não há motivos para que a greve de trabalhadores agendada para segunda-feira, entre as 10 e as 13 horas, se mantenha.

O dirigente da instituição negou que haja incumprimento dos direitos dos trabalhadores. Quanto aos atrasos no pagamento de salários, disse que os vencimentos foram pagos a 10 de Fevereiro e que os atrasos registados não se devem a má gestão mas sim a “adiamentos ou atrasos de transferências financeiras por parte do Estado”.

Incentivos municipais concedidos à formação superam os 25 mil euros

Os incentivos atribuídos pela Câmara Municipal de Melgaço à formação de quadros médios e superiores concelhios ascendem, no ano lectivo de 2010/2011, a 25.705 euros, conforme aprovado em reunião do executivo do passado dia 24 de Janeiro e ratificada a 21 de Fevereiro.


Com a atribuição e/ou manutenção destes apoios, a um total de quinze estudantes, o Executivo pretende contribuir para que os jovens possam prosseguir estudos além da escolaridade obrigatória, valorizando o potencial humano do concelho.


A estes incentivos, atribuídos anualmente, podem concorrer todos os estudantes, naturais e/ou residentes no concelho, que frequentem estabelecimentos de ensino superior público e pertençam a agregados familiares com baixos rendimentos.

Presidente da Câmara reuniu com Junta de Freguesia de Vila de Punhe

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, reuniu com a Junta de Freguesia de Vila de Punhe para analisar vários projectos da freguesia. 


Na reunião, mais uma das múltiplas que o Presidente da Câmara mantém semanalmente com as juntas de freguesia do concelho, foi decidido avançar com um projecto de segurança pedonal e com as obras de ampliação do cemitério local.

Projecto «Energia com Vida» quer dar oportunidades de agir

Está na primeira edição o projecto «Energia com Vida», junto das escolas do 2º e do 3º ciclo dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo, para «dar oportunidade de agir com sentido, em função de valores, objectivos e metas humanitárias».