IPVC marca presença no lançamento do Action for Age e prepara-se para se candidatar com mais onze projectos de Design do Produto.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] foi uma das 22 escolas nacionais com cursos de design, convidada a participar no Projecto Action For Age 2, uma iniciativa e brief original da Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) do Reino Unido, desenvolvida com a Fundação Calouste Gulbenkian e a ExperimentaDesign em Portugal.
Tiago Gonçalves, e restantes colegas do 3º Ano da Licenciatura em Design do Produto do IPVC, marcou presença no lançamento desta 2ª edição do Action for Age que decorreu em Novembro passado e, em entrevista, falou sobre o projecto (veja já o vídeo. O Tiago surge ao minuto 02,04).
Neste momento está a decorrer a fase de candidaturas, até 14 de Fevereiro, para o envio dos projectos realizados pelos alunos nas diversas escolas do País. No caso de Design do Produto deste Politécnico, serão submetidos um total de 11 projectos, desenvolvidos no âmbito da unidade curricular Projecto de Design em Empresas I, do 3º ano, orientados pelos docentes João Martins e Luís Mota.
As várias propostas tiveram a colaboração e o apoio de várias instituições do concelho de Viana do Castelo. As propostas seleccionadas pelo Júri serão apoiadas financeiramente pela organização para serem implementadas e testadas na prática (2ª fase).
O Júri irá avaliar as propostas durante a semana de 14 de Fevereiro, de acordo com os critérios de avaliação patentes no regulamento Action for Age e com uma diversidade e complementaridade de perspectivas que procurarão fomentar.
O Júri do Action for Age será composto por cinco elementos, a saber o
Professor Alexandre Castro Caldas, Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – em representação da Fundação Calouste Gulbenkian; a Professora Maria Teresa Ramilo, do
Instituto de Desporto de Portugal, em representação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
Guta Moura Guedes, Presidente da Experimentadesign, em representação da Experimentadesign, Nuno Coelho, Designer e Doutorando da Universidade de Coimbra, representante independente, e Vincenzo di Maria,
Designer e partner da Commonground, em representação da Royal Society of Arts.
Sobre a 2ª Edição do Action for Age
"No dia 5 de Novembro 2010, no Grande Auditório da Faculdade de Bela Artes de Lisboa e perante uma audiência de 38 professores e cerca de 400 alunos de 22 escolas de design de todo o país, foi anunciada à imprensa a segunda edição do projecto Action for Age, que consiste na realização de um laboratório criativo centrado na reflexão e na procura de soluções inclusivas face ao fenómeno de envelhecimento generalizado da população” revelou fonte da Experimenta Design.
“Este projecto, que nasceu de uma iniciativa da RSA – Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce, do Reino Unido, foi realizado, na sua primeira edição, em parceria com a experimentadesign e com a Fundação Calouste Gulbenkian”, explica a mesma fonte.
“A estes parceiros, junta-se agora a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, aprofundando a sua vocação natural, considera a inovação social um fundamento central para o acompanhamento das novas realidades sociais e para o combate dos efeitos que daí advenham” esclarece ainda.
Nesta 2ª edição, o Action for Age 2 aborda a temática da intergeracionalidade e o potencial do design para a construção de relações sustentáveis entre duas ou mais gerações de pessoas em que uma delas é obrigatoriamente idosa. Este é um projecto dirigido a todos os alunos finalistas dos cursos de design, em Portugal e no Reino Unido, que os desafia a desenvolver uma solução de intergeracionalidade e a participar num projecto com uma forte componente de inovação social e aplicação prática. O repto comum é criar produtos, serviços, ambientes, eventos ou outras soluções que constituam mais-valias efectivas e potenciem uma melhoria na qualidade vida dos idosos. O projecto será desenvolvido ao longo de mais de 14 meses pela Design Response, a mais recente unidade de inovação e desenvolvimento da Experimenta Design, e integrará a bienal EXD’11.
O projecto teve início com o workshop para professores de todas as unidades de ensino participantes que se realizou em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian nos passados dias 13 e 14 de Julho. Mais recentemente, no dia 5 de Novembro, todos os alunos participantes tiveram a oportunidade de assistir à sessão de lançamento do projecto Action For Age 2 que teve lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Até ao final do semestre os alunos do 3º ano do Curso de Design do Produto e os Professores João Martins e Luis Mota do Politécnico de Viana, estarão empenhados no desenvolvimento de soluções adequadas aos objectivos do projecto, cujos resultados serão conhecidos no final de Fevereiro de 2011, altura em que serão avaliados por um júri internacional.