A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar a Comunidade Portuária do Porto de Viana do Castelo. A decisão foi tomada ontem em reunião de executivo e tem como principal objectivo formar uma entidade que promova e dinamize o porto de mar de Viana do Castelo, considerado como “estratégico para o desenvolvimento do concelho” pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa.
A Comunidade Portuária integra diversas entidades, nomeadamente a Administração do Porto de Viana do Castelo, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Associação Empresarial de Viana do Castelo, Comunidade Intermunicipal do Minho Lima, AIMinho - Associação Industrial do Minho, AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, Câmara dos Despachantes Oficiais, Conselho Português de Carregadores, ANTRAM – Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários e de Mercadorias, APAT - Associação Portuguesa dos Agentes Transitários, Associação de Armadores da Marinha de Comercio, Celpap – Terminal de Celulose e Papel de Portugal, Lda., Novastiva – Operações Portuárias, Estiva/Tráfego, Lda. e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Esta associação de direito privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada, ao abrigo das disposições legais sobre direito de associação e associações, tem por objectivos contribuir para o desenvolvimento e promoção do Porto de Viana do Castelo; contribuir para a racionalização, transparência e desburocratização dos procedimentos administrativos; promover o desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo em harmonia com a cidade, a região e as politicas sectoriais do mar; colaborar nas propostas de revisão legislativa que respeitem à actividade portuária; e promover a articulação entre os diferentes meios de transporte, tendo em vista dotar de eficiência e operacionalidade o transporte intermodal.
Recorde-se que o Porto de Mar é considerado estratégico para o desenvolvimento de Viana do Castelo. Em 2010, registou o movimento de 524 mil toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao ano anterior, tendo registado o movimento de 199 navios comerciais, traduzindo um acréscimo de 21% relativamente ao ano anterior.
0 comentários:
Enviar um comentário