Pimenta na Língua



Aqui há Gato



Uma das listas candidatas a assumir os órgãos sociais do Sport Clube Vianense parece estar intrigada pelo facto de as eleições no clube ocorreram antes de ser aprovado o “Relatório e Contas” de 2010. Por esse motivo, a candidatura que tenta derrubar a actual direcção resolveu tornar públicas as suas preocupações sublinhando a intenção com a popular expressão: “Aqui há gato!”. Porventura com medo de se engasgar com uma bola de pêlo ao ver os números, a lista concorrente à do actual presidente vai já avisando que caso haja buraco nas finanças do clube, nem os bigodes do bichano vão ficar de fora.

Confesso que as eleições do S.C. Vianense não são um tema que me desperte muito interesse, mas não podia deixar escapar a oportunidade para lamentar o facto de o clube da nossa cidade estar afundado numa inércia desportiva que não se coaduna com a sua história. Eu que moro mesmo ao pé do velhinho Estádio Dr. José de Matos, não me conformo com a falta de dinâmica que nos últimos tempos tem assolado este clube centenário.

A cidade está de costas voltadas com a instituição e não se vê na organização qualquer sinal de querer dar a volta à situação. É preciso mais informação e comunicação no sentido de criar sinergias que ajudem o clube a voltar a ser um marco no desporto vianense. A divisão em que a equipa joga não é o mais importante, o objectivo deve passar por aumentar a assistência verificada nos jogos e isso só poderá acontecer com uma diminuição significativa dos preços. Assistir a um jogo do Vianenses é caro. É um facto que não vale a pena refutar. Sempre que o clube decide abrir as portas (acontece normalmente em jogos importantes que decidem a manutenção ou a subida de divisão) o Estádio enche. Isso só prova que as pessoas gostam de futebol, simplesmente não estão dispostas a pagar tanto para o ver.

Resolvido o problema da falta de público, o emblema azul e branco terá todas as condições para voltar a ser o número um do Alto-Minho. Mais gente nas bancadas significa mais sócios, mais receitas e mais publicidade. Tudo isto associado a uma boa formação e a um projecto de Marketing dinamizador é mais do que suficiente para evitar que o gato se transforme numa enorme bola de pêlo que passa o dia a dormir em frente ao sofá. Parece fácil? Claro que não é! Mas não sou eu que me estou a candidatar, pois não?!

Bruno de Oliveira para Viana News
Viana do Castelo,20 de Março de 2011