Caminha: Assembleia Municipal unânime contra mais portagens na A28

A Assembleia Municipal de Caminha aprovou hoje, por unanimidade, uma moção contra a introdução de portagens, prevista para 15 de abril, no troço da A28 que liga aquele concelho a Viana do Castelo.
O documento, apresentado por uma deputada municipal do PSD, sublinha que a introdução de portagens será "a pior medida" com que a região do Alto Minho se vê confrontada.
"Afeta o turismo, diminui a atração de investimentos e a criação de emprego, diminui a competitividade das nossas empresas, promove a desigualdade territorial e o desemprego", refere.

Ninguém confirma se obras são para portagens

O ministério das Obras Públicas (MOP) escusou-se hoje a confirmar se as obras que decorrem no nó de Outeiro da A28, em Viana do Castelo, se destinam à instalação de um pórtico de cobrança de portagens.

Contactada pela Lusa, fonte do MOP remeteu os esclarecimentos para a concessionária da via, que, por sua vez, os remeteu de novo para o MOP.
"Não podemos confirmar essa informação", disse fonte do MOP, acrescentando que a localização dos pórticos será definida após reuniões com os autarcas da região, que decorrerão até princípios de Março.

Viana: 'Trabalhadores' de sete anos responsáveis por conservação de dunas

Vinte e cinco “trabalhadores”, quase todos de sete anos de idade, estiveram envolvidos na “empreitada” de conservação das dunas de uma praia de Viana do Castelo, arrancando plantas que “fazem mal” e plantando outras que “fazem bem”.

O trabalho foi “adjudicado” pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, num âmbito de um projeto desenvolvido em parceria com o Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS).


Monção: Ministra da Educação inaugura centro escolar a 12 de março

A ministra da Educação, Isabel Alçada, inaugura a 12 de março o Centro Escolar de Monção, um investimento de 3,2 milhões de euros que acolhe 390 alunos, informou hoje fonte municipal.
Segundo a fonte, no novo equipamento, que já funciona desde o início deste ano letivo, estudam 315 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 75 crianças do pré-escolar.
A inauguração integra as comemorações dos 750 anos da outorga do foral afonsino ao Município de Monção.


Arcos de Valdevez é um dos destinos mais procurado na Região de Turismo Porto e Norte Portugal


O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e Aeroporto Sá Carneiro, realizou o estudo do perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou o Norte de Portugal e que deixam este destino via Aeroporto do Porto. Os dados foram recolhidos tendo como referência última o 4º trimestre de 2010 bem como os anteriores, conforme indica o estudo, utilizando um inquérito por entrevista pessoal, aplicado na sala de embarque do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Viana do Castelo assinala, hoje, Ano Europeu do Voluntariado


A Câmara de Viana do Castelo vai assinalar, em 2011, o Ano Europeu do Voluntariado com um conjunto de iniciativas organizadas em parceria com associações e instituições de solidariedade social de Viana do Castelo. A sessão de abertura está agendada, hoje, pelas 14h30, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.
O programa integra, para além da Sessão de Abertura do “Ano Europeu das Actividade de Voluntariado que promovam uma Cidadania Activa” em Viana do Castelo que contará com a presença de Maria José Guerreiro, Vereadora da Educação, Turismo e Cultura, testemunhos de exemplos de boas práticas como são a Associação Juvenil de Deão e a Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste.

José Monteiro foi ao pódio na Fortaleza de Valença

José Monteiro, atleta lousadense que tem alcançado marcas dignas de registo nas provas de estrada e de longa distância, após o regresso à modalidade há pouca mais de um ano, realizou no passado fim de semana a sua primeira experiência na vertente do cross.

O veterano atleta de Lustosa, depois de conseguir 1h,17m,03s, a sua marca (meia maratona), em Viana do Castelo, deslocou-se novamente ao Minho, desta vez para competir no "Cross da Fortaleza de Valença", prova que contou com a presença de 230 atletas, na sua maioria oriundos da vizinha Espanha.

Apesar da estreia nesta categoria e dos vários obstáculos e da dureza do percurso, José Monteiro mostrou-se bastante à vontade, tendo terminado na 6.ª posição da geral e no último lugar do pódio, no escalão veteranos. De referir que no cross a divisão de escalões é diferente, existindo apenas uma classe de veteranos que engloba todos os maiores de 40 anos.