Alunos do Politécnico inventam biofiambre de legumes

Três alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) inventaram o biofiambre de legumes, um produto «pensado» para consumidores vegetarianos, informou hoje aquele estabelecimento de ensino superior.

Em comunicado, o IPVC acrescenta que o biofiambre de legumes é, também, «interessante» para segmentos de consumidores com preocupações ecológicas, que procuram alimentos saudáveis e inócuos.

Os autores do inovador produto são Ana Catarina Magalhães, José Renato Faria e Rosa Alves, alunos do 3.º ano do curso de Engenharia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Câmara Municipal apresenta candidatura para apoiar o sector das madeiras do Vale do Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de apresentar uma candidatura para apoiar os industriais das madeiras de pinho do Vale do Neiva. A candidatura, que tem como parceiros a Associação Empresarial de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai permitir criar uma estratégia colectiva para o sector na região.

Recorde-se que a candidatura surge de um conjunto de reuniões que o Presidente da Câmara tem vindo a promover com os empresários do sector das madeiras do concelho, nomeadamente com as empresas de artefactos e utilidades decorativas das freguesias do Vale do Neiva. Esta Estratégia Colectiva, a ser candidatada ao ON – O Novo Norte, pretende apostar nesta fileira, reposicionando e criando uma estratégia comum para desenvolver e divulgar projectos.

Presidente da Câmara no 2.º Encontro Nacional dos GAC

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, marcou presença no 2.º Encontro Nacional de Grupos de Acção Costeira, em Aveiro. O autarca, também presidente do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, participou desta forma na criação da Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira para organizar e criar objectivos comuns.
Na iniciativa, que serviu igualmente para a troca de experiências e para efectuar um balanço provisório dos GAC ao abrigo do Eixo Prioritário 4 – Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do PROMAR, foi apresentado o GAC Litoral Norte.

Apagão mundial já tem adesão de 28 localidades portuguesas

AsLisboa, Faro ou Esposende são algumas das 28 localidades portuguesas que já aderiram à Hora do Planeta 2011.

Lisboa, Faro ou Esposende são algumas das 28 localidades portuguesas que já aderiram à Hora do Planeta 2011, um "apagão" marcado para 26 de Março, em todo o mundo, para alertar contra o aquecimento global.

O objectivo da Hora do Planeta, que será entre as 20:30 e as 21:30, é levar os cidadãos a desligarem as luzes, assinalando o seu compromisso com o planeta, partilharem histórias e acções que beneficiem o planeta, através da internet, e adoptarem comportamentos diários sustentáveis, como explica a WWF, a associação ambientalista promotora da iniciativa.