Câmara Municipal apresenta candidatura para apoiar o sector das madeiras do Vale do Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de apresentar uma candidatura para apoiar os industriais das madeiras de pinho do Vale do Neiva. A candidatura, que tem como parceiros a Associação Empresarial de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai permitir criar uma estratégia colectiva para o sector na região.

Recorde-se que a candidatura surge de um conjunto de reuniões que o Presidente da Câmara tem vindo a promover com os empresários do sector das madeiras do concelho, nomeadamente com as empresas de artefactos e utilidades decorativas das freguesias do Vale do Neiva. Esta Estratégia Colectiva, a ser candidatada ao ON – O Novo Norte, pretende apostar nesta fileira, reposicionando e criando uma estratégia comum para desenvolver e divulgar projectos.

Por isso, a candidatura “Valor Pinho”, com um investimento de aproximadamente trezentos mil euros, implica um estudo de potencial competitivo do sector, assim como de novos mercados, nomeadamente em Espanha e França. Um plano estratégico, a criação de uma rede de cooperação e inovação e ainda uma campanha de marketing e comunicação integram os propósitos desta candidatura.
De sublinhar que esta era uma das principais ambições dos industriais do pinho do Vale do Neiva, com quem o executivo tem vindo a realizar reuniões de trabalho de forma a fomentar uma política semelhante à dos vinhos verdes das terras de Geraz, ou seja, promovendo os produtos endógenos de Viana do Castelo com vista à riqueza económica do concelho.
Nas reuniões, foram identificados doze empresários das madeiras que apresentaram as dificuldades que o sector atravessa, mas também foi registado um aproximar de vontades, pelo que agora se torna mais fácil colaborar num esforço conjunto de reposicionar o sector das madeiras de pinho nos mercados nacionais e internacionais.
Para tal, estão já a ser estudadas formas de articulação com vista a melhorar as condições de promoção interna e externa e para preparar catálogos temáticos destinados a mercados europeus e internacionais. Identificar o potencial desta fileira, avaliar os mercados, desenvolver estratégias que suportem a competitividade do sector e melhorar a comunicação e promoção do sector são os principais objectivos desta estratégia da Câmara Municipal.


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