Câmara paga viagem a família para identificar corpo de pescador de Vila Praia de Âncora


A presidente da Câmara de Caminha anunciou, domingo, que o município vai suportar os custos da viagem de um familiar do pescador de Vila Praia de Âncora, encontrado no mar dos Açores, para que seja possível fazer a sua identificação.

O anúncio foi feito à Agência Lusa por Júlia Paula Costa, numa altura em que tudo aponta para que o corpo recuperado das águas pela corveta da Marinha seja o de um pescador de 51 anos, natural de Vila Praia de Âncora, que tinha o nome do filho tatuado no braço.


"Para poder ajudar, a Câmara já se disponibilizou a suportar os custos da viagem de uma pessoa da família aos Açores para identificar o corpo", explicou Júlia Paula Costa.

A medida ainda terá que ser apresentada em reunião do Executivo e a autarca garante que será alargada às famílias dos restantes pescadores de Vila Praia de Âncora "que necessitarem, se for o caso, de identificar corpos que o mar possa entretanto vir a devolver".

O corpo foi avistado por um avião da Força Aérea hoje às 15:50. Cerca de dez minutos depois, a corveta da Marinha que apoia as operações confirma tratar-se de um dos pescadores por se encontrar junto a uma boia do "Ana da Quinta".

Além dos meios da Marinha, a ajudar nas operações, a mais de 280 quilómetros a noroeste da ilha das Flores, estão ainda os pesqueiros "Vila do Infante" e "Meridiano", ambos de Vila Praia de Âncora e da empresa do mesmo armador.

Já no sábado, foram recolhidos na mesma zona outros destroços, como uma bota de um dos tripulantes -- seis portugueses e três indonésios -, e utensílios de pesca identificados pelo armador do "Ana da Quinta", António Cunha. A balsa do navio, sem qualquer tripulante, também foi recuperada no sábado.

A hipótese de afundamento do navio é apontada pela Marinha como a mais provável.

A Câmara de Caminha já está a prestar apoio psicológico para as famílias dos seis pescadores de Vila Praia de Âncora desaparecidos.

As operações de busca vão prologar-se, segundo a Marinha, durante toda a noite.


0 comentários:

Enviar um comentário