Cinco suites instaladas numa plataforma elevada por um pilar a cerca de três metros do chão e que roda sobre si própria para proporcionar um acordar diferente do deitar, será a grande atracção de um novo hotel de quatro estrelas que abrirá em Caminha em 2012.
O projecto totalmente alinhado com o conceito de "design hotel" para poder integrar uma rede mundial que exige, sobretudo, inovação, representa um investimento de cerca de três milhões de euros e está a ser materializado com a adaptação de uma antiga casa senhorial na praça principal da vila. Nesse edifício, conhecido como "casa das torres", funcionará em três pisos o grosso da estrutura da futura unidade hoteleira de nome "Design & Wine", desde a recepção, à grande parte dos quartos, ao restaurante, bar, sala de estar e de exposições. No logradouro do imóvel, que data do século XVIII, um corpo extra em forma de paralelipipedo assente sobre um pilar, albergará mais cinco suites, cuja localização só por si já oferecerá uma vista privilegiada sobre a desembocadura do rio Minho e a margem espanhola.
Contudo, o arquitecto autor do projecto, Pedro Araújo, acrescentou à estrutura como factor de inovação, a possibilidade de fazê-la girar sobre si própria no máximo 30 graus, para surpreender quem pernoitar nessa parte do hotel. "Será a cereja em cima do bolo. Rodará duas vezes ao dia, prevendo-se que durante o dia esteja virada para a bonita foz do rio Minho e à noite para o monte de Santa Tecla, que tem uma importante presença, especialmente à noite, pelo recorte que a iluminação dispersa lhe dá", refere Araújo, considerando que "vai ser comercialmente muito apelativo poder adormecer virado para o monte (situado na localidade galega de A Guarda) e acordar virado para a foz do rio.
A rotação da plataforma será conseguida através de um mecanismo (sobre um eixo) idêntico ao da ponte móvel na marina de Viana. E a ligação ao edifício principal será feita "através de um passadiço metálico envidraçado".
Para Pedro Araújo, "a qualidade paisagística" será apenas uma das mais-valias deste "inovador" estabelecimento, que abrirá portas dentro de pouco mais de um ano, já que também deverão constituir novidade os seus 23 quartos temáticos, o que os diferencia totalmente é o efeito cénico que será criado com a iluminação intermitente em várias cores da fachada do edifício principal.
Virado à Praça Conselheiro Silva Torres, o "Design & Wine" incluirá ainda uma enoteca, que o autor do projecto faz questão de dizer que "foi ideia da presidente da Câmara de Caminha". "Arte, vinho e paisagem" são, segundo Araújo, as linhas de força de uma obra que decorre, finalmente, ao fim de três anos de avanços e recuos. "Um projecto destes é um parto muito difícil. Há que ter cuidados muito especiais com a história e todos os elementos arquitectónicos", argumenta, concluindo: "A obra deverá estar concluída em Fevereiro de 2012 e julgo que vai ser cumprido o prazo. A abertura será em Abril ou Maio".
0 comentários:
Enviar um comentário