Câmara de Viana do Castelo decreta luto municipal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo decretou, para amanhã, luto municipal pelo falecimento de Alberto Oliveira e Silva, ex-Presidente da Assembleia Municipal e Governador Civil do distrito, falecido hoje aos 86 anos. O executivo municipal irá igualmente apresentar voto de pesar na próxima reunião de Câmara, mostrando-se “consternado” pelo falecimento de Oliveira e Silva.

Assim, as bandeiras do município estarão a meia haste pelo falecimento do deputado municipal e Presidente da Assembleia Municipal entre Janeiro de 1994 e Novembro de 1995 (altura em que renunciou ao cargo para exercer funções como Governador Civil de Viana do Castelo). Para José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal, trata-se de uma “enorme perda para a democracia”, já que se trata de um “experiente político” com um vasto curriculum cultural e social.
 Alberto Marques de Oliveira e Silva faleceu hoje aos 86 anos vítima de doença prolongada. Nascido em Monserrate, a 9 de Outubro de 1924, Oliveira e Silva foi advogado, consultor jurídico e político.  Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra e destacou-se como opositor ao Estado Novo, tendo inclusivamente sido preso pela  PIDE. Foi membro fundador do Partido Socialista e da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional.
 Em Viana do Castelo, foi deputado municipal, Governador Civil, Presidente da Assembleia Municipal e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

0 comentários:

Enviar um comentário