A Escola Profissional de Esposende (EPE) organiza na segunda feira a primeira edição do Fórum Gastronómico com cozinheiros conceituados a nível nacional.
Nomes como Fabian Nguyen (do hotel Fortaleza do Guincho), Joaquim Sousa (Hotel The Oitavos), Ricardo (Hotel Yeatmen), Amaya Guterres (Quinta do Prazo), Alexandre Silva(Restaurante Boca), António Alexandre (Hotel Marriot Lisboa) e Henrique Sá Pessoa (Restaurante Alma) são alguns dos chefes que vão passar pelo Hotel Áxis, em Ofir, onde se realiza o encontro.
Será uma “verdadeira viagem aos sabores” quem tem como objetivo “dar a conhecer a escola e refletir sobre a importância, cada vez maior, da cozinha e dos vinho no panorama nacional, associados à economia e ao futuro profissional dos jovens”, sobretudo os que frequentam ou podem vir a frequentar o curso Técnico de Restauração”, explicou Sandra Amorim, diretora da escola.
Este fórum incide, sobretudo, nas áreas da cozinha e pastelaria, mas também “dos vinhos”, algo “muito em voga e que tem uma importância extrema ao nível da gastronomia” vista na sua globalidade, disse ainda.
Aliás, os trabalhos começam na segunda feira às 09:30, com um debate sobre os vinhos portugueses, onde vão estar presentes enólogos, escanções, empregados de bar e representantes de regiões demarcadas portuguesas.
Segue-se, uma aula de vinhos ministrada pelos bartender Mário Valério e o escanção Amaro Carvalho.
Ainda durante a manhã, “o mundo dos críticos gastronómicos portugueses vai ser dissertado por jornalistas e especialistas nas áreas de Turismo e Hotelaria.
Agostinho Peixoto, Fernando Melo, José Augusto Moreira, José Silva, Paulo Amado e Vicente Themudo de Castro são os nomes escolhidos para promover esta sessão que também termina com uma demonstração culinária.
À tarde o destaque vai incidir sobre a doçaria, através do tema “a realidade da pastelaria e seus representantes em Portugal, que futuro?”, seguida também de demonstração.
No que diz respeito a discussões, o fórum encerra com a temática “os chefes e seus restaurantes”, que culmina com mais uma demonstração.
Apesar de ser a primeira organização do genero realizada pela EPE, uma escola com sede na freguesia de Fão, o fórum já tem “sucesso garantido”, uma vez que “já lotou a capacidade prevista - 300 pessoas, e tem “uma lista de espera de 200 pessoas”, disse ainda Sandra Amorim.
A EPE, tutelada pelo ministério da Educação, nasceu hà 18 ano e ministra cursos de Turismo, Animação Sócio Cultural, Informática, Cabeleireiro, Apoio à Infância, Restauração e Organização de Eventos, com um total de 250 alunos.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
0 comentários:
Enviar um comentário