O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje a costa ocidental portuguesa sob aviso vermelho, o mais grave da sua escala, devido à previsão de ondas de noroeste que poderão atingir dez metros.
O aviso vermelho do IM representa uma “situação meteorológica de risco extremo” e foi acionado às 05:00 de hoje para a costa ocidental, sendo válido até às 15:00 de quinta-feira.
Para hoje, o IM prevê que a costa ocidental seja afetada por “ondas de noroeste com 5 a 7 metros, aumentando para 7 a 10 metros”. Na costa sul, haverá “ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 2 a 4 metros”, segundo informação disponibilizada no respetivo “site” cerca das 06:30.
Para o arquipélago da Madeira, o IM prevê ondas de cinco a sete metros, o que motivou que tivesse sido acionado o aviso laranja, também entre as 05:00 de hoje e as 15:00 de quinta-feira. A costa dos Açores está sob aviso amarelo, dada a previsão de ondas de noroeste passando a oeste, que poderão atingir sete metros.
Na terça-feira, e face à previsão do agravamento das condições meteorológicas, a Marinha já tinha alertado “toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória, para prestar especial cuidado na observação de todos os procedimentos e regras de segurança no mar, recomendando a permanência nos portos de abrigo”.
Às 06:30 de hoje, segundo informação do “site” da Marinha, estavam encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Peniche.
As barras de Leixões e Aveiro têm navegação condicionada, estando fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
Na costa ocidental, estão abertas a toda a navegação as barras da Nazaré, Lisboa, Setúbal e Sines. As seis barras da costa sul, bem como as dos Açores e da Madeira, estão abertas.
Além do aviso vermelho por causa do estado do mar, a previsão de vento com rajadas até 100 quilómetros/hora levou o IM a colocar sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.
O aviso amarelo devido à chuva, por vezes acompanhada de trovoada, e à queda de neve foi ativado em vários distritos.
Os distritos de Santarém, Portalegre e Évora são os únicos sem qualquer aviso meteorológico.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) acionou o aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, neve, vento forte e agitação marítima, situação que será mantida pelo menos até às 20:00 de hoje.
O IM prevê para hoje céu geralmente muito nublado em Portugal continental, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, havendo condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Prevê-se também queda de neve acima dos 800/1000 metros, baixando a cota para os 600/800 metros para o final do dia.
O vento será moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante oeste, tornando-se forte (45 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h no litoral. Nas terras altas, vento forte a muito forte (50 a 70 km/h) do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 100 km/h.
Nos Açores, a previsão é de períodos de céu nublado, com abertas, períodos de chuva e vento com rajadas até 80 km/h. Para a Madeira, o IM antecipa períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes voltadas a norte, e vento moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 13 graus Celsius no Porto, 14º em Lisboa, 17º em Faro e em Ponta Delgada e 21º no Funchal.
0 comentários:
Enviar um comentário