Portagens na A28 "são o reforço da integração entre Portugal e Espanha"

O secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, garantiu hoje. quinta-feira, que estão a ser disponibilizadas aos espanhóis "todas as soluções possíveis e imaginárias" para o pagamento das portagens na A28.
"Não existe mais nenhuma [solução de pagamento] no mundo que não esteja aqui a ser disponibilizada", afirmou Paulo Campos aos jornalistas, à entrada para a sessão de abertura do 5.º encontro de engenharia civil do Norte de Portugal-Galiza, subordinado ao tema "Património Construído".



Para Paulo Campos, quem ainda critica as formas de pagamento que são disponibilizadas "são pessoas que estão interessadas em combater politicamente as portagens e que usam essas matérias para argumentar relativamente a isso".O secretário de Estado afirmou que as "soluções encontradas" para o pagamento de portagens da A28, antiga SCUT que liga Porto a Viana do Castelo, foram celebradas "entre o Governo e a Galiza", através de um entendimento.

O governante afirmou que, na sua opinião, a introdução de portagens nas SCUT "são o reforço da integração entre Portugal e Espanha, porque é através dessa capacidade de se gerar receita que se pode continuar a investir nestas infraestruturas".
Considerando a mobilidade um factor "fundamental para a integração da economia e que só se consegue ter boa mobilidade com boas infraestruturas", Paulo Campos defendeu que é necessário que não sejam apenas os contribuintes a pagar, mas também os utilizadores dessas vias.
"Quando alguém vislumbra apenas os pequenos problemas do curto prazo, certamente não estará a ver adequadamente o funcionamento da economia", disse.
"No longo prazo, estas medidas são benéficas para a integração Portugal - Espanha".
Na sessão de abertura deste encontro, Paulo Campos destacou as "muitas centenas de milhões de euros" investidas nos últimos cinco anos em infraestruturas rodoviárias no Norte de Portugal e de ligação a Espanha, designadamente a A3 até Caminha, a A24, entre Viseu e Chaves, e a ligação de Amarante até Bragança.

0 comentários:

Enviar um comentário