O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe entre hoje e domingo as “Jornadas Ibéricas de Reabilitação”.
Amanhã, pelas 10h00, uma conferência com o professor Alexandre Castro Caldas sobre neuroplasticidade é um dos pontos altos do programa das jornadas, inseridas nas comemorações dos vinte e cinco anos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], e com o encerramento de mais um curso de pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, na Escola Superior de Saúde.
Àquele tema seguir-se-á o painel ‘Desporto sem barreiras’, que será prosseguido por um momento dedicado à ‘Adaptabilidade à diferença’.
‘À Descoberta de uma nova sexualidade’, ‘Metamorfose do corpo’ e ‘O exercício físico e o ciclo vital’ são outros temas propostos para as diferentes conferências, que contam com prestigiados oradores nacionais das diferentes áreas de incidência abordadas. As mesas redondas prevêem a discussão em torno de questões como os ‘Trilhos ibéricos da reabilitação’ e a ‘Investigação: um caminho para a reabilitação’.
Temas como ‘Reeducação vesico-esfincteriana’, ‘Massagem terapêutica’, ‘Noções básicas de cinesiterapia respiratória’, ‘Relaxamento progressivo’, ‘Reiki e reabilitação’, serão explorados em diferentes workshops, enumerados pela comissão científica das jornadas.
População envelhecida
e morbilidade elevada
“A sociedade de hoje caracteriza-se por uma população cada vez mais envelhecida e com taxas de morbilidade elevada.
A reabilitação tem um papel preponderante no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes promovendo no indivíduo uma autonomia de excelência”, refere Clara Araújo, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a propósito das jornadas.
Os responsáveis pela organização, em articulação com os finalistas da pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Reabilitação, sustentam ainda que a “essência deste evento se centra em proporcionar um espaço de formação e debate de práticas sustentadas na evidência científica, com o encontro de vários técnicos e investigadores desta área.
Hoje: os primeiros workshops; Amanhã: abertura oficial
Os trabalhos principiam hoje às 14h00 com workshops. O tema ‘Reeducação vesico-esfincteriana’, por Pedro Paulino, enfermeiro especialista em reabilitação, antecede Maria José Fonseca e Salete Soares, docentes do IPVC, que abordam, respectivamente, os temas ‘Massagem terapêutica’, e ‘Cinesiterapia respiratória’ e a enfermeira da Unidade de Saúde de Matosinhos, Fátima Macedo, sobre ‘Reiki e reabilitação’.
Amanhã, a abertura oficial das jornadas conta com as presenças de Rui Teixeira - presidente do IPVC, Mara Rocha - directora da ESS/IPVC, José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Alexandra Pimenta, do Instituto Nacional para a Reabilitação, e de Clara Araújo, coordenadora ESS/IPVC.
0 comentários:
Enviar um comentário