12 bibliotecas dentro da Biblioteca Geral

A exposição “A Biblioteca e a Cidade” foi inaugurada hoje, 2, na Sala de São Pedro da BGUC. Retrata 12 espaços que marcam as cidades em que se inserem pela unicidade

A exposição inclui descrições dos edifícios, fotos e plantas. Foto por Maria Eduarda Eloy
Share  
Num casamento entre o antigo e o contemporâneo, a exposição “A Biblioteca e a Cidade” apresenta exemplos de bibliotecas que ajudam a moldar o espaço em que se inserem. Construídas de raiz, ou com aproveitamento de património pré-existente, cada biblioteca revelada no espaço da Sala da São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) tem uma personalidade própria condizente com a cidade nacional ou internacional que ocupa.


Dividida em quatro módulos, a mostra apresenta 12 bibliotecas. Ícones urbanos, lugares reinventados, bibliotecas universitárias e também bibliotecas portuguesas ou pensadas para Portugal são as ideias fundamentais de “A Biblioteca e a Cidade”. O conceito da exposição foi materializado em grandes fotografias dos espaços, a cores, montadas nas velhas estantes da Sala de São Pedro e plantas dos edifícios colocadas nas mesas dispostas no local. Mas também em descrições das bibliotecas e seus arquitetos, conjugadas com fotos de pormenores interiores a preencher a peça decorativa central, com uma estrutura espelhada, concebida pelo arquiteto João Mendes Ribeiro para a exposição “Ver a República” que ocupou a sala até à passada segunda, 28.


O comissário da exposição, Rui Lobo, confessa que “foi muito divertido” planear e montar a exposição, apesar das “dificuldades em arranjar material fotográfico que tivesse a qualidade necessária para aguentar o tipo de impressão a que foi sujeito – cerca de um metro por um metro”. No entanto, Rui Lobo saúda a “colaboração simpática das várias bibliotecas, arquitetos e fotógrafos” para reunir o material necessário para tornar a exposição possível.


Viana do Castelo, Ponta Delgada, Madrid, Alexandria, Barcelona, Seattle, são apenas metade das cidades retratadas através das bibliotecas correspondentes. “Pensei associar biblioteca e cidade no sentido de se perceber que bibliotecas se estão a fazer em Portugal e no Mundo em tempos mais recentes marcados pelo uso do computador”, afirmou Rui Lobo, sobre o conceito central da exposição, hoje, 2, durante a inauguração. 
O diretor da BGUC, Carlos Fiolhais, considera que “A Biblioteca e a Cidade” é uma “das muito boas exposições que se fizeram na Sala de São Pedro” e que permite “sonhar alto”.


A mostra tem entrada livre e é uma das atividades inseridas na agenda da XIII Semana Cultural da UC.


0 comentários:

Enviar um comentário