“A promoção da conservação dos recursos naturais e funções ambientais no quadro dos novos paradigmas e modelos de desenvolvimento sustentável é hoje em dia confrontada com os interesses económicos dominantes da organização social da sociedade”, comenta Fernando Nunes, Docente e Membro da Organização desta iniciativa.
“Nesta interface, o Curso de Engenharia do Ambiente da Escola Superior Agrária do IPVC visa formar técnicos e gestores com capacidade de compreensão, decisão e acção em diversos domínios, nomeadamente, na caracterização e gestão de sistemas e recursos ambientais, na inovação de tecnologias ambientais, na avaliação de disfunções ambientais e no planeamento e ordenamento do território” explica ainda Fernando Nunes a propósito do curso do Politécnico de Viana.
Estas Jornadas, promovidas pelos alunos e pela Comissão de Curso de Engenharia do Ambiente, “pretendem apresentar e discutir temas actuais que incidem sobre as principais áreas de competência deste Curso de Licenciatura”, acrescentou ainda justificando a realização das Jornadas. O evento contará, no primeiro dia, com sessões técnico-científicas, organizadas em quatro painéis temáticos, a saber “Tecnologias Ambientais”, “Energias Renováveis”, “Planeamento e Ordenamento do Território” e “Avaliação e Gestão Ambiental”.
No dia 23, terá lugar uma sessão de apresentação do Projecto Condomínio da Terra, Organizar a Vizinhança Global, visando a reflexão e debate sobre os novos modelos de gestão das Partes Comuns da Terra, assentes em conceitos como os Serviços de Ecossistemas, a Soberania Complexa, a Economia de Simbiose, e a Valoração dos Serviços Ambientais.
Esta é uma iniciativa dos alunos e da Comissão de Curso de Engenharia do Ambiente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, sedeada em Ponte de Lima, e os trabalhos decorrerão no Auditório Prof. Eugénio Castro Caldas, nos dias 15 e 23 de Março de 2011, sob o tema “1as Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente”, visando a apresentação e discussão com a comunidade académica e profissionais da área, de temas actuais do âmbito das áreas de competência do curso, esclarece ainda a Organização.
0 comentários:
Enviar um comentário