Viana do Castelo pondera cooperação com Pessac, em Bordéus

Uma representante da cidade francesa de Pessac (Bordéus) esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo para uma reunião de trabalho que poderá levar à criação de uma geminação entre as duas cidades. Esta cooperação irá sobretudo assentar na arquitectura moderna, já que aquela cidade francesa tem em marcha uma candidatura a Património Mundial da UNESCO pelas obras de arquitectura de Le Corbusier.

A reunião, que juntou à mesma mesa o Presidente da Câmara, a Vereadora da Cultura, Isabel Vincent, da Mairie de Pessac e ainda um elemento da Association Culturelle “O Sol de Portugal”, permitiu assim dar os primeiros passos para uma cooperação mais estreita entre os dois municípios, que irá assentar na arquitectura mas também nos vinhos e no enoturismo e na cultura/educação.
A arquitectura é, aliás, uma das apostas comuns entre os dois municípios, já que Pessac, onde existe um movimento de arquitectura moderna com destaque para o contributo de Le Corbusier, está a candidatar-se a Património Mundial da Unesco. Por isso, o Presidente da Câmara aproveitou também para se associar a esta candidatura, assinado a carta de intenções desta candidatura de Pessac.
Recorde-se que Viana do Castelo está geminada e tem relações internacionais com Cabedelo (Paraíba, Brasil), Igarassu (Pernambuco, Brasil), Hendaye (França), Porto Seguro (Brasil), Itajai (Brasil), Lugo (Espanha), Lencaster (Reino Unido), Ziguinchor (Senegal), Cacheu (Guiné-Bissau), Riom (França), Aveiro, Matla (Moçambique), Alagoas (Brasil), Viana do Maranhão (Brasil) e com a Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão (Cabo Verde).

Viana do Castelo, 17 Março de 2011 
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo

0 comentários:

Enviar um comentário