Edição de 2011 conta com a estreia de uma nova competição: Diz3 em Rede, destinada aos alunos dos 3º e 4º Anos
Na próxima quarta-feira, dia 2 de Março, realiza-se mais uma edição das Competições em Rede, dinamizadas pelo Projecto Matemática Ensino. Estas provas decorrem nas respectivas escolas e contam, este ano, com uma novidade: a estreia da nova competição Diz3 em rede. Esta nova prova engloba as áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio e destina-se a alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Para além da Diz3, as Competições em Rede contemplam também as provas de Biologia, Português e Matemática, dirigindo-se a alunos entre o 7.º e o 12.º anos.
Na edição de 2011, são 103 as escolas dinamizadoras, sendo que 28 dizem respeito à competição Diz3 em rede, 11 à língua EM REDE, 12 à REDEbio e 53 à REDEmat. No total, as Competições em Rede contam com 5877 equipas inscritas, o que representa perto de 12 mil participantes. Nestas competições estão envolvidas escolas de 14 distritos (Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu) e ainda da Região Autónoma dos Açores.
Os interessados podem solicitar mais informações pelo e-mail pmate@pmate.ua.pt , Telefone: 234 372 548, Fax: 234 370 207 ou consultar a página http://pmate2.ua.pt/compete/ .
O Projecto Matemática Ensino – PmatE (http://pmate.ua.pt ) – é um Projecto de Investigação e Desenvolvimento, com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, que nasceu em 1989. No seu início, teve como principal objectivo criar nos alunos o gosto pelas matemáticas escolares. Actualmente, considera-se um projecto de vanguarda que, ao prever a situação actual, começou desde logo a desenvolver ferramentas informáticas e conteúdos em diversas áreas do saber.
A criação de uma estrutura digital para a representação de conteúdos a que deu o nome de Modelos Geradores de Questões (MGQ) tornou-o pioneiro na forma de representar várias áreas científicas. Elaborados por professores da disciplina, os modelos são a peça fundamental do software que o PmatE produz, quer do ponto de vista científico e didáctico, quer informático. Altamente parametrizados, os MGQ prevêem a saída de proposições com formulações diversas, embora com os mesmos objectivos, permitindo que dois computadores lado a lado trabalhando sobre o mesmo objectivo tenham concretizações diferentes. Esta sua filosofia única no país tornou-o num projecto singular, cuja longevidade atesta bem a sua relevância ao longo dos anos na promoção do gosto e do sucesso em Matemática, bem como em outras áreas do saber, nomeadamente Biologia, Física e Português.
Desde 1990 tem vindo a desenvolver uma Plataforma de Ensino Assistido por computador, actualmente disponível apenas na Internet que, para além de abranger os vários graus de ensino, do Básico ao Superior, desenvolve conteúdos quer no modo competição, quer no modo formativo (avaliação, diagnóstico e treino). Hoje o PmatE tem três áreas de actuação fundamentais: a comunicação e divulgação de ciência, a intervenção escolar e a cooperação com países de língua oficial portuguesa.
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