Fundação nasce para reflorestar Alto Minho


A Fundação Floresta do Minho está a criar um projecto florestal para a região do Alto Minho, que pretende tornar-se um exemplo na gestão da floresta para Portugal e para a Europa.
Este projecto, iniciado em Agosto do ano passado, tem como principais objectivos construir um viveiro florestal e oferecer as árvores para reflorestar o Minho; apoiar uma nova gestão e planeamento da floresta da região, unir e sensibilizar a sociedade civil em torno de um objectivo e uma causa comum, e preparar um cadastro florestal.


A primeira fase deste projecto passa pela produção de espécies como o carvalho, pinheiro, sobreiro, e azevinho, em Ponte de Lima, na Quinta das Pentieiros. Numa segunda fase, em Viana do Castelo, prevê-se o aumento da produção de plantas autóctones. A ideia é «na fase de produção reunir com as associações florestais, juntas de freguesia, e câmaras municipais para em conjunto estudar a reflorestação de todo o Alto Minho».
O projecto conta já com o apoio dos municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Caminha, Paredes de Coura bem como das empresas Ifermarti, EuroPac e Portucel Viana.

0 comentários:

Enviar um comentário